Foi criado como um instrumento de caução (segurança), principalmente em contratos públicos. Mas com a lei 8666/93, o Seguro Garantia passou a ser utilizado como um “Fiador” de quem contrata (tomador) o seguro.
É uma importante ferramenta de devolução de recursos financeiros para o caixa das empresas que tenham valores depositados em juízos para processos judiciais, na garantia de acesso a financiamentos ou mesmo para viabilizar o parcelamento de equipamentos que tem que ser comprados à vista.
Ao garantir o fluxo de caixa adequado, o Seguro Garantia funciona como uma fiança bancária, mas com um custo muito menor e com a contratação bem menos burocrática.
Atualmente, o maior destaque do Seguro Garantia é o Judicial para Depósito Recursal, pois evita o desembolso da empresa com novas demandas trabalhistas e melhora a gestão desses valores.
A Qualitec possui um time técnico de advogados prontos para atuar diretamente com a área jurídica das empresas. Além de oferecer um amplo material de apoio e mapeamento da aceitação do seguro em âmbito nacional.
Trabalhamos com os nossos clientes na definição da melhor estratégia e na elaboração de minutas de defesa, bem como no acompanhamento no despacho de petições junto a juízes e procuradores.
As modalidades do seguro são classificadas em:
– Tradicionais: Bid Bond, Performance Bond, Manutenção corretiva; Adiantamento de Pagamento e Retenção de Pagamento.
– Não Tradicionais: Judicial, e Regime Especial de ICMS ; compra e venda de Energia, Completion e Financeiras.
Estamos na Sede da THB na Avenida das Nações Unidas.